Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS VÃO ATROFIAR CRESCIMENTO DAS ÁRVORES

Mäyjo, 31.12.15

arvores_SAPO

Sequóias gigantes com mais de 50 metros no futuro? Não, não será possível. De acordo com um novo estudo, as florestas mundiais vão ser deixar de ser tão imponentes no futuro devido às alterações climáticas.

O estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, indica que as próximas gerações de árvores de grande porte não vão conseguir atingir as proporções das congéneres actuais. De acordo com a investigação, escreve o Inhabitat, a diminuição da neve que cai durante o inverno e as temperaturas mais quentes – que diminuem os recursos de água disponíveis durante o verão – estão entre as principais causas que vão influenciar o crescimento das árvores.

Paras o estudo, os investigadores analisaram cerca de 11.900.000 quilómetros quadrados de floresta californiana – um dos locais com as árvores de maior porte do planeta. Para estimar o stress hídrico, os investigadores recorreram a modelos computacionais para calcular a quantidade de água que as árvores estavam a receber e quantidade real que necessitavam, tendo em conta factores como a precipitação, temperatura do ar, humidade do solo e derretimento da neve.

Entre outros fatores que vão contribuir para um crescimento mais pequeno das árvores está o abate das atuais árvores de grande porte, a desflorestação e os esforços de supressão dos fogos.

Foto: Repp1 / Creative Commons